Ler + Hoje


No atual contexto, caracterizado pelo avanço da tecnologia, é cada vez mais importante que a escrita e a leitura sejam desenvolvidas desde os primeiros anos de escolaridade.
É notório o atraso de Portugal relativamente aos seus parceiros europeus no que concerne aos níveis de literacia. Este facto tem implicações diretas no atraso ao nível económico.
Os resultados globais de estudos nacionais e internacionais, realizados nas últimas décadas, demonstram que Portugal apresenta uma população com baixos níveis de literacia, significativamente inferiores à média europeia, tanto na população adulta, como entre crianças e jovens em idade escolar.
A importância da leitura é reconhecida pela União Europeia e organizações internacionais, como a OCDE e a UNESCO, que a consideram um alicerce da sociedade do conhecimento, indispensável a um desenvolvimento sustentado. A leitura é fundamental para formar cidadãos com elevados níveis de autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual, para exercer uma cidadania ativa.
Dada a importância da leitura para a formação e para a plena integração na sociedade de qualquer cidadão, é fundamental encontrar formas de incutir nas crianças e jovens hábitos de leitura.
É responsabilidade de todos os intervenientes no processo educativo, começando logo no pré-escolar, desenvolver desde muito cedo o gosto e os hábitos de leitura. A colaboração dos pais para o êxito desta tarefa é fundamental, especialmente nos anos iniciais.
Nenhum docente deve alhear-se da sua responsabilidade na promoção da leitura. O contributo de todos é fundamental.
Com este projeto é nossa intenção desenvolver um trabalho mais sistemático na área da Leitura , aprofundando e consolidando competências alicerçadas em experiências de aprendizagem ativa e significativa, porque acreditamos que a Leitura é a Chave para o sucesso escolar e para a formação de cidadãos ativos, participativos e responsáveis. Pretendemos estimular o prazer da leitura em vários suportes.


Problema de Partida

Os resultados globais de estudos nacionais e internacionais, realizados nas últimas décadas, demonstram que Portugal apresenta uma população com baixos níveis de literacia, significativamente inferiores à média europeia, tanto na população adulta, como entre crianças e jovens em idade escolar.

Objetivos

  • Promover o contacto direto com uma grande variedade de obras e autores;
  • • Motivar os alunos para a importância da leitura;
  • • Promover a leitura em diversos suportes;
  • • Desenvolver as diferentes literacias;
  • • Promover leituras transversais ao currículo, envolvendo as várias disciplinas;
  • • Encorajar a participação dos alunos em atividades livres no âmbito da leitura;
  • • Organizar eventos de leitura;
  • • Dar visibilidade à leitura no agrupamento e na comunidade;
  • • Promover a partilha de leituras no agrupamento e na comunidade;
  • • Envolver Pais, Encarregados de Educação e Comunidade Local em atividades relacionadas com a Leitura.


    • Ações a Desenvolver:
      Ler+ para conhecer!


      • • Promoção da leitura de histórias/livros em formato tradicional e digital;
      • • Promoção da leitura em diversos suportes;
      • • Desenvolvimento do Projeto “História com Letras” – Alunos do 6ºAno;
      • • Blogues "Partilhar leituras"
      • • Viajar pela leitura - “O meu passaporte de leitura”
      • • Organização de montras de livros;
      • • Realização de quizzes sobre obras lidas;
      • • Dinamização e organização de atividades de promoção de leitura. (Concurso Concelhio de Leitura, Concurso literário concelhio);
      • • Quinzena da Leitura;
      • • Oficinas de Escrita Criativa;
      • • Comemoração de datas: Dia do livro, Dia do autor, Dia da Poesia;
      • • Concurso " Leitor atento"
      • • Concursos de Leitura em voz alta (Português, Inglês; Francês; Espanhol; Alemão) transversal a todos os ciclos;
      • • Participação no concurso “Faça lá um poema”;
      • • Desenvolvimento do Projeto “Miúdos a votos”;
      • • Desenvolvimento do Projeto “10 minutos a ler”;
      • • Realização de sessões de leitura em articulação com professores de várias disciplinas;
      • • Promoção da leitura autónoma, a pesquisa e a motivação para o prazer de ler;
      • • Implementação do “Passaporte de Leitura”;
      • • Divulgação do fundo documental das várias áreas e incentivo à realização de atividades de pesquisa/literacia de informação na Biblioteca;
      • • Recolha de sugestões e criação de grupos de alunos dinamizadores de atividades de leitura;
      • • Realização de “partilhas” de leituras entre os alunos de vários anos e ciclos;
      • • Encontros com escritores.


      Ler+ para Saber

      • • Realização de sessões de leitura em articulação com professores de várias disciplinas. (Projetos Ler+ Ciência; Ler+ História; Ler+ Artes);
      • • Promoção da leitura autónoma, a pesquisa e a motivação para o conhecimento;
      • • Desenvolvimento do Projeto “Newton gastava de ler”;
      • • Divulgação do fundo documental das várias áreas e incentivo à realização de atividades de pesquisa/literacia de informação na Biblioteca.


      Ler+ para outros

      • • Realização de atividades que mobilizarão todo o agrupamento: Quinzena da Leitura; Pausa para ler;
      • • Visibilidade e presença da leitura no agrupamento: afixação de cartazes e faixas apelando à leitura e destacando o prazer de ler em todas as escolas do agrupamento. Afixação de poemas e textos de diversos autores;
      • • “História em Movimento” – construção de uma história coletiva pelos alunos do Agrupamento;
      • • Partilha de leituras através da gravação de podcasts e pequenos filmes;
      • • Realização e divulgação de booktrailers;
      • • Sessões de leitura realizadas por familiares na sala de aula e Biblioteca” Ler para ti”;
      • • Trabalho de parceria com o outro agrupamento do concelho (Agrupamento Rio Arade): planificação de atividades conjuntas: Concurso Literário e Concurso de Ilustração "Na Rota da Arte";
      • • Trabalho de parceria com entidades diversas: Rádio Lagoa (Ler+ nas ondas da rádio);
      • • Biblioteca Municipal de Lagoa;
      • • Dinamização de leitura nas famílias (Pré-Escolar- “Leituras em viagem”- Projeto em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa);
      • • Ondas de leitura – Transmissão na Radio escola de uma rubrica dedicada aos livros e às leituras, podcasts com leituras, sugestões de leitura e autores.
      • • Jornaleco – Publicação no Jornal Escolar de uma página dedicada ao projeto.



      Link do diário de bordo