Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI)






Enquadramento

Implementado na Escola Básica e Jardim de Infância de Porches no ano letivo 2017/2018, o Programa Escolas Bilingues em Inglês surgiu de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Educação e o British Council. A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua, oferecida através de abordagens de ensino bilingue e/ou Content and Language Integrated Learning (CLIL), tem sido desde há largos anos recomendada pela Comissão Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira. Constituem-se como principais objetivos deste programa:

• sensibilizar as crianças da educação pré-escolar para a aprendizagem do Inglês, com caráter lúdico e informal, tendo em conta os interesses, as preferências e as propostas das crianças;

• desenvolver gradualmente a proficiência comunicativa dos alunos da escolaridade obrigatória em língua inglesa de forma integrada com os conteúdos curriculares;

• promover uma educação inclusiva e intercultural;

• desenvolver as capacidades dos alunos para apoiar simultaneamente o desenvolvimento da comunicação em Inglês e o conhecimento dos conteúdos curriculares nessa língua.

No Ensino Pré-Escolar, o PEBI consiste na sensibilização à aprendizagem do Inglês, integrada de forma natural nas diferentes rotinas do quotidiano do jardim de infância ao longo do dia. No 1º Ciclo do Ensino Básico, aposta-se na aprendizagem integrada de conteúdos do currículo de diversas disciplinas não linguísticas, nomeadamente Estudo do Meio e Expressões, em língua inglesa, e na aprendizagem de Inglês, para desenvolvimento da literacia nesta língua.

Links Úteis

O Ensino Bilingue em Porches – website da DGEstE

PEBI… @ distância – website da DGEstE

Programa Escolas Bilingues/Bilingual Schools Programme | Direção-Geral da Educação (mec.pt)

Programa de Ensino Bilingue | British Council

Bilingual Schools Programme | British Council