Olimpíadas da Língua Portuguesa

Publicado em 2024-02-06 - 08:48:00

As XI Olimpíadas da Língua Portuguesa são uma iniciativa conjunta da Associação de Professores de Português (APP) com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Escola Secundária de Camões (ES Camões).
As Olimpíadas da Língua Portuguesa visam promover o bom uso do nosso idioma pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, no ano da celebração dos 500 anos do nascimento de Camões, aumentar o interesse dos alunos pelo conhecimento da norma-padrão do Português de Portugal e, entre outros objetivos, promover a educação linguística e literária no ensino básico e no ensino secundário.

Em 2023/24, as XI Olimpíadas da Língua Portuguesa são organizadas pela APP que agora anuncia a abertura das respetivas inscrições, que vão decorrer até ao próximo dia 19 de fevereiro.

Para poderem partilhar com a vossa comunidade escolar, enviamos, em anexo, o regulamento e o cartaz de divulgação do evento, cujas informações gerais e documentos necessários podem ser consultados na página das XI Olimpíadas da Língua Portuguesa, em app.pt/olp.

Aproveitamos para referir que o cartaz integra um código QR que permite o acesso direto, num dispositivo móvel, à página das Olimpíadas e à respetiva informação.
As principais datas das XI Olimpíadas da Língua Portuguesa são as seguintes:
5 de fevereiro: data-limite para pedir a adaptação das provas.
19 de fevereiro: fim das inscrições.
22 de fevereiro, 10 horas (hora de Portugal continental), quinta-feira: prova da 1.ª fase, na escola dos alunos.
19 de março, 10 horas (hora de Portugal continental), terça-feira: prova da 2.ª fase, na escola coordenadora regional.
30 de abril: publicação da matriz das atividades da 3.ª fase.
17 e 18 de maio, sexta-feira e sábado: prova da 3.ª fase e entrega dos prémios aos vencedores, em local a definir.

Agradecemos o vosso apoio, empenho e disponibilidade para podermos divulgar esta iniciativa, para podermos ter mais alunos a participar e podermos garantir a grande qualidade das XI Olimpíadas da Língua Portuguesa, no ano em que celebramos os 500 anos do nascimento de Luís de Camões.

Luís Filipe Redes

(presidente da Direção)
luis.filipe.redes@app.pt

Anexos:

Rádio




Oferta Formativa 2024/2025

PAA