Eco-Escolas
O Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE). Desenvolvido em Portugal desde 1996, o Programa Eco-Escolas é atualmente implementado em mais de 1500 escolas e de 230 concelhos em todo o território nacional, abrangendo todos os graus de ensino. Visa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais inspirada na Agenda 21.
Uma escola que adere ao Eco-Escolas compromete-se a desenvolver um conjunto de ações e atividades que deverão envolver os diferentes elementos da comunidade escolar, com especial enfoque nos alunos, nos professores, nos auxiliares de ação educativa, nos encarregados de educação e ainda da comunidade envolvente, nomeadamente o municÃpio. Tem ainda a possibilidade de participação na rede nacional e internacional com acesso a vários projetos, facilitadores do trabalho da escola na educação para a sustentabilidade.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ECO-ESCOLAS
Pretende encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e sensibilização/educação para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis.
Este Programa visa ainda criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. A ABAE, enquanto coordenação nacional, tem como principais objetivos promover a formação dos mais diretamente implicados na dinamização do Programa (professores e técnicos de municÃpios), bem como dinamizar na rede Eco-Escolas um conjunto de iniciativas que potenciem o trabalho desenvolvido pelas escolas.
Desde há muitos anos que o Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, tem aderido e procurado implementar, com os meios/recursos humanos e materiais disponÃveis, este projeto. Mais informações sobre o Programa Eco-Escolas:
Mais informações sobre o Programa Eco-Escolas - info
Facebook - info
Instagram: ecoescolas_pt
Twitter: info
Texto retirado da página da ABAE